África
Malawi inicia contagem dos votos das presidenciais bastante disputadas
Depois das eleições presidenciais, o Malawi começou a contar os votos na tarde desta terça-feira, 16, em um pleito que está a ser encarado como uma disputa acirrada entre antigos rivais que podem ir para o segundo turno, de acordo com sondagens da imprensa local.
Sobre a mesa dos eleitores esteve a escolha entre dar ao presidente Lazarus Chakwera, de 70 anos, um segundo mandato ou seleccionar outro líder para resolver a inflação crescente do país do sul da África, que se debate com a crise do custo de vida e a escassez crítica de combustível.
O ex-presidente Peter Mutharika, de 85 anos, é visto dentre os outros 16 candidatos, como um forte desafiante para retornar como líder.
Os dois rivais se enfrentaram em 2019, quando a vitória de Mutharika como titular sobre 30o desafiante Chakwera foi anulada por um tribunal por causa de irregularidades generalizadas. Chakwera ganhou uma repetição histórica dessa votação em 2020.
Embora a eleição de Chakwera tenha sido recebida com uma onda de apoio público, o clima nacional mudou após cinco anos difíceis para um país predominantemente rural que já tinha altos níveis de pobreza.
De acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda, as urnas fecharam na votação de um dia de terça-feira e a contagem começou no final da tarde, de acordo com autoridades eleitorais.
Os resultados devem ser anunciados dentro de uma semana.
Os eleitores também escolherão a composição do Parlamento e mais de 500 representantes do governo local.