Mundo
Israel anuncia ataque a porto no Mar Vermelho pertencente ao Iêmen
Numa publicação na rede social X realizada esta terça-feira, 16, o porta-voz do exército israelita disse que Israel atacará “nas próximas horas” o porto de Al Hudaydah, no Mar Vermelho, no Iêmen.
Na publicação, Avichay Adraee alerta pessoas e embarcações para “saírem imediatamente antes de um ataque esperado”, nas áreas marcadas no mapa publicado, em resposta ao que descreveu como “actividade militar do movimento Houthi do Iêmen”.
“Este é um alerta urgente a todos os presentes no porto de Al Hudaydah, no Iêmen”, lê-se na publicação partilhada pela media internacional e acrescentou:
“Para sua segurança, apelamos a todos no porto e aos navios atracados que evacuem a área imediatamente. Qualquer pessoa que permaneça na área está colocando sua vida em risco.
Recordar que em Agosto passado, um ataque israelita a Sanaa, capital do Iêmen matou o Primeiro-Ministro do governo Houthi, Ahmed al-Rahawi, e outros ministros.
Em causa, segundo a Administração de Netanyahu, estariam ataques dos Houthis a navios internacionais no Mar Vermelho e no Golfo de Áden desde o início da guerra de Israel em Gaza em Outubro de 2023, em apoio aos palestinos.
Os Estados Unidos e o Reino Unido também chegaram a realizar ataques aéreos alegadamente contra os Houthis.
