Sociedade
Jornalistas dos órgãos públicos reúnem em Assembleia para analisar aumento salarial do Executivo
Os jornalistas afectos aos órgãos públicos vão reunir nesta terça-feira, 02, em assembleia, para dentre outros pontos, analisarem a medida do Executivo angolano que aprovou um aumento salarial de 27% para os jornalistas da comunicação social pública, com implementação prevista para Outubro do ano em curso.
A posição foi manifestada quinta-feira última, à Rádio Correio da Kianda, pelo porta-voz do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, André Mussamo, que avançou também que o sindicato não se revia na medida anunciada pela entidade empregadora.
O Secretário de Estado do sector, Nuno Caldas Albino, após uma reunião que teve lugar no dia 28 de Agosto, entre o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) e os presidentes dos Conselhos de Administração das empresas do sector. Nuno Caldas Albino disse à imprensa que a medida faz parte do compromisso do governo em valorizar o capital humano.
Nuno Caldas, assegurou por outro lado que, o pacote de valorização profissional não para por aí, a partir de Janeiro de 2026, será implementada a progressão de carreiras, que representa um acréscimo de 31%.
Somando-se as duas medidas, o aumento total pode chegar a 58% em 2026. Em alguns casos específicos, principalmente para os quadros principais (core), o aumento pode ser ainda maior, alcançando entre 70% e 75%.