Sociedade
Huila: jornalista denuncia estar a ser ameaçado de morte por empresário local
Na Huíla, um jornalista afecto ao jornal O País, está a sofrer ameaça de morte da parte de um empresário local, por este buscar o contraditório sobre uma matéria de que Pedro Lunguémbia é acusado de se apropriar de um terreno de um cidadão.
Segundo a disse à Rádio Correio da Kianda, o também secretário-geral para área jurídica do Sindicato dos Jornalistas na Huíla, João Catombela, o profissional apresentou uma queixa ao Serviço de Investigação Criminal, contra o empresário em causa.
João Catombela disse que tudo ocorreu na semana passada, durante a feira que ocorreu na cidade do Lubango, em que questionou o empresário sobre uma queixa movida por um camponês, tendo o Tribunal de Comarca de Lubango, condenado em acção declarativa o empresário Pedro Lunguémbia a pagar um valor ao cidadão Joaquim Domingos.
Em resposta, segundo disse, o empresário terá condicionado o jornalista a abandonar o local, de contrário, o mesmo sairia do evento.
João Catombela denunciou que o empresário proferiu ameaças e o acusou de supostamente querer extorquir dinheiro.
O Secretário Provincial do Sindicato dos Jornalistas na Huíla, Amílcar Silvério, repudiou a atitude do empresário, considerando um atentado aos direitos fundamentais da profissão de jornalista e da liberdade de expressão.