Mundo
Taxistas de Nova Iorque ameaçam paralisar serviços caso autoridades avancem com uso de robotáxis

A Federação de Táxis de Nova Iorque ameaçou paralisar os serviços de táxis se as autoridades não interromperem imediatamente a operação dos robotáxis operados por uma empresa, que começou esta segunda-feira, 25 a testar cinco veículos robóticos.
A circulação dos robotáxis, segundo o porta-voz da organização, Fernando Mateo, pode gerar impacto directo em milhares de famílias. A perspectiva é que duzentas mil pessoas que trabalham como taxistas poderão perder os empregos.
O porta-voz da organização comparou os veículos autónomos a um cancro que precisa de ser erradicado e disse que um milhão de pessoas dependem desse trabalho.
Fernando Mateo alertou que, se as autoridades não impedirem, os taxistas vão fechar a cidade ao não trabalhar nos cinco distritos de Nova Iorque.
“Robotáxis na cidade, isso é inaceitável”, disse acrescentando que Nova Iorque tem o trânsito mais movimentado e imprevisível do mundo.
“As nossas ruas estão repletas de crianças em idade escolar, idosos, estafetas, polícias, bombeiros e serviços de emergência médica, que dependem de condutores humanos capazes de tomar decisões instantâneas que salvam vidas. Nenhum robô ou algoritmo consegue replicar isso”, advertiu.