Ligar-se a nós

África

Nomeação de primeiro-ministro sem indicação de partidos suscita acesos debates na Guiné Bissau

Publicado

em

Na Guiné-Bissau, a nomeação de Braimá Camará ao cargo de primeiro-ministro, pelo presidente, Umaro Sissoco Embaló, em substituição de Rui Duarte de Barros, segundo um decreto presidencial, está a suscitar vivas reacções.

Falando esta tarde à Rádio Correio da Kianda, Gabriel Umabano, membro do Comité Central do PAIGC que se encontra em missão de serviço em Lisboa-Portugal, considera que a sua indicação é encarada como mais um acto de arbitrariedade, e contra a Constituição, porque Braima, não foi indicado pelo nenhum partido com maioria no parlamento.

O político do PAIGC, quanto ao andamento do processo eleitoral de Novembro, Gabriel Umabano, o processo está coberto com uma nuvem bastante espeça, não há garantia de que as eleições venham acontecer com lisura e transparência, por inoperância dos órgãos competentes.

O governo que é responsável pela parte operativa e financeira do processo eleitoral não presta conta ao parlamento, não há como indicar o andamento, porque Sissoco mandou fechar o parlamento, dai que Gabriel afirma que não há condições objectivas para o país ter eleições no prazo indicado.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD