Ligar-se a nós

Sociedade

Governo do Cubango anuncia cadastramento das autoridades tradicionais para combater falsos sobas

Publicado

em

O governo da província do Cubango, está a preparar o processo de cadastramento das autoridades tradicionais naquela região do país, com o objetivo de combater a proliferação de indivíduos que se fazem autodenominam reis, sobas, regedores, seculos, entre outros.

Dados gerais revelam a existência de mais de 800 autoridades tradicionais na província do Cubango, números considerados altos e por isso devem ser actualizados mediante um processo de cadastramento a ser realizado ainda este ano, para se apurar quem é realmente soba, regedor ou seculo ao pé da letra, como disse o Diretor do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo, José Eduardo Ezequias.

“Toda esta dinâmica vai permitir que o Governo Angolano tenha melhor estatística. As administrações municipais vão ser criadas mais lá para frente, mais depois do mês de outubro, condições para que os BUAP possam então fazer esse recadastramento”.

José Eduardo Ezequias adianta que o processo não visa alterar o figurino da estrutura dos reinados na província, mas pede que haja organização dos aspectos ligados à linhagem etnocultural dos sobados.
“É para saber quem é o soba, quem é o seculo. É normal que se preparem e que tenham bem afinada a questão da linhagem.

O Cubango está na lista de regiões do país com o elevado número de autoridades tradicionais, razão pela qual o rei de Menongue Monganavunong VIII apoia a contagem rigorosa.
“O processo de cadastramento das autoridades tradicionais chegou numa boa hora, porque há muita confusão. O sobado até nos diz que são um exército, porque é muita gente”, disse.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Governo do Cubango anuncia cadastramento das autoridades tradicionais para combater falsos sobas - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD