Crime
Detidos na Huíla cidadãos que tentavam vender chifres de rinocerontes
Na província da Huíla, dois cidadãos nacionais, entre os 18 e 33 anos, foram detidos na última sexta-feira, 14, pela tentativa de comercialização de um par de chifres de rinoceronte.
O Chefe do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais “DIIP”, Pedro Kassoma, avançou que os dois cidadãos foram detidos em flagrante, depois de uma denúncia que estavam a comercializar os chifres de rinoceronte a 100 mil kwanzas o quilo, um crime previsto e punível pelo Código Penal Angolano.
Os suspeitos, que são acusados do crime de agressão ao ambiente, afirmaram que os referidos chifres são provenientes da República da Namíbia.
Investigadores apontam, que o rinoceronte é uma espécie em risco de extinção, protegida pela Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).
Vale salientar que em Angola, o rinoceronte encontra-se na lista vermelha de espécies ameaçadas , e as autoridades alertam que a sua caça e comercialização representam uma grave ameaça à biodiversidade.
