Connect with us

Mundo

Zimbabué: Mugabe afastado da liderança do partido e Mnangagwa é indicado para as presidenciais de 2018

Published

on

Robert Mugabe foi destituído pelo seu próprio partido, o ZANI-PF, da liderança do mesmo, avança a Reuters. A mesma fonte anuncia que Emmerson Mnangagwa, vice presidente que foi demitido por Mugabe há duas semanas, será o seu sucessor. A decisão foi tomada numa reunião de urgência realizada esta manhã de domingo.

O objetivo em afastar Mugabe será o de o fazer desistir da presidência do país, que já lidera há 37 anos, e de o impedir de nomear a sua mulher Grace como sua sucessora.

A influente Liga dos Jovens da ZANU-PF quer que Robert Mugabe se demita do cargo de Presidente e exige a “expulsão” de Grace Mugabe do partido no poder no Zimbabué desde a independência, em 1980.

Segundo a líder da Liga dos Jovens da União Nacional Africana do Zimbabué — Frente Patriótica (ZANU-PF), Yeukai Simbanegavi, “chegou a hora de Mugabe descansar” com o estatuto de “decano dos estadistas”.

O exército zimbabueano mantém Mugabe sob residência vigiada, após ter avançado com a operação militar, que negam tratar-se de um golpe de Estado, depois de o presidente ter exonerado o vice-Presidente do país. Recorde-se que Mugabe teria agendado um encontro hoje com vários líderes militares.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas