Conecte-se agora

Mundo

Zimbábue bloqueia Facebook, WhatsApp e Twitter em meio de protestos

Redação

Publicados

on

zimbábue bloqueia facebook, whatsapp e twitter em meio de protestos - Zimbabue - Zimbábue bloqueia Facebook, WhatsApp e Twitter em meio de protestos

Governo Zimbábueno, bloqueou o aplicativo de mensagens Facebook, Twitter e WhatsApp em meio a uma repressão aos dias de protestos.

Segundo a organização dos direitos humanos  locais, diz que pelo menos 12 pessoas foram mortas e muitas mais espancadas e torturadas pelas forças de segurança nesta semana.

O Fórum de ONGs de Direitos Humanos do Zimbábue acusam as autoridades de interromper a Internet “para mascarar as violações maciças dos direitos humanos”, e evitar que imagens fortes de repressão se espalhem pelo mundo.

Dezenas de cidadãos do Zimbabwe, entre eles um proeminente activista, foram detidos nesta quarta-feira sob a acusação de violência pública, e vários foram agredidos, disseram advogados e testemunhas, chamando atenção para uma forte repressão contra dissidentes por parte das forças de segurança.

oana Mamombe, uma parlamentar de oposição, disse que passou a se esconder depois que soldados a procuraram na casa doas seus pais na terça-feira, quando agrediram o seu pai, que precisou ser hospitalizado.

“Estou com muito medo pela minha vida. Esta é uma repressão contra aqueles que se opõem ao governo. Eles querem silenciar as vozes de oposição”, disse ela à Reuters via telefone.

Os moradores do Zimbabwe esperavam que o presidente Emmerson Mnangagwa cumprisse sua promessa pré-eleitoral de recuperar a economia e romper com as políticas da era Mugabe.

Desde o golpe de Estado de Novembro de 2007 que derrubou Mugabe, entretanto, o Zimbabwe voltou a vivenciar antigos problemas. A falta de dólares castiga a economia, a inflação em disparada corrói o valor das poupanças e o governo reage com a força para conter o protesto.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (220)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (12)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (57)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD