Conecte-se agora

Mundo

Zimbábue bloqueia Facebook, WhatsApp e Twitter em meio de protestos

Redação

Publicados

on

zimbábue bloqueia facebook, whatsapp e twitter em meio de protestos - Zimbabue - Zimbábue bloqueia Facebook, WhatsApp e Twitter em meio de protestos

Governo Zimbábueno, bloqueou o aplicativo de mensagens Facebook, Twitter e WhatsApp em meio a uma repressão aos dias de protestos.

Segundo a organização dos direitos humanos  locais, diz que pelo menos 12 pessoas foram mortas e muitas mais espancadas e torturadas pelas forças de segurança nesta semana.

O Fórum de ONGs de Direitos Humanos do Zimbábue acusam as autoridades de interromper a Internet “para mascarar as violações maciças dos direitos humanos”, e evitar que imagens fortes de repressão se espalhem pelo mundo.

Dezenas de cidadãos do Zimbabwe, entre eles um proeminente activista, foram detidos nesta quarta-feira sob a acusação de violência pública, e vários foram agredidos, disseram advogados e testemunhas, chamando atenção para uma forte repressão contra dissidentes por parte das forças de segurança.

oana Mamombe, uma parlamentar de oposição, disse que passou a se esconder depois que soldados a procuraram na casa doas seus pais na terça-feira, quando agrediram o seu pai, que precisou ser hospitalizado.

“Estou com muito medo pela minha vida. Esta é uma repressão contra aqueles que se opõem ao governo. Eles querem silenciar as vozes de oposição”, disse ela à Reuters via telefone.

Os moradores do Zimbabwe esperavam que o presidente Emmerson Mnangagwa cumprisse sua promessa pré-eleitoral de recuperar a economia e romper com as políticas da era Mugabe.

Desde o golpe de Estado de Novembro de 2007 que derrubou Mugabe, entretanto, o Zimbabwe voltou a vivenciar antigos problemas. A falta de dólares castiga a economia, a inflação em disparada corrói o valor das poupanças e o governo reage com a força para conter o protesto.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (247)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (13)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (16)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (61)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (7)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação