Justiça
Zenú dos Santos e Valter Filipe começam a ser julgados a 25 de setembro
O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos e o ex-governador do banco central Valter Filipe da Silva começam a ser julgados em 25 deste mês, por peculato, entre outros crimes, anunciou fonte judicial.
Uma nota de imprensa do Tribunal Supremo da, refere que a Câmara Criminal daquele tribunal marcou para o dia 25 de setembro o início do julgamento do processo de arguição criminal, em que são arguidos Valter Filipe Duarte da Silva, José Filomeno de Sousa dos Santos, Jorge Gaudens Pontes Sebastião e António Samalia Bule Manuel.
Os quatro arguidos são pronunciados pelos crimes de branqueamento de capitais e de peculato.José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, foi constituído arguido em março de 2018, na mesma altura de o antigo governador do Banco Nacional de Angola Valter Filipe da Silva.
José Filomeno dos Santos esteve em prisão preventiva de 24 de setembro de 2018 até 24 de março deste ano, estando agora sujeito ao termo de identidade e residência.