Connect with us

Mundo

Zelensky visita hoje o Reino Unido para pedir mais armas ao Ocidente

Published

on

Volodymyr Zelensky viaja hoje, quarta-feira, 08, a Londres para se encontrar com o primeiro-ministro Rishi Sunak e discursar no Parlamento, no momento em que Kiev pede ao Ocidente que entregue mais armas para ajudar a expulsar as forças russas.

O presidente da Ucrânia chegará a Londres apenas para a sua segunda visita ao exterior, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de Fevereiro, depois que Sunak prometeu expandir o treinamento das tropas ucranianas para incluir pilotos de caças e fuzileiros navais.

A Grã-Bretanha disse que o treinamento garantiria que os pilotos ucranianos pudessem pilotar “jatos de combate sofisticados padrão da NATO no futuro”, escreve a Reuters.

Os países ocidentais aumentaram as suas promessas de apoio militar à Ucrânia desde o início do ano, mas até agora se recusaram a entregar os caças que Kiev pediu.

“A visita do presidente Zelensky ao Reino Unido é uma prova da coragem, determinação e luta de seu país, e uma prova da amizade inquebrantável entre nossos dois países”, disse Sunak em um comunicado.

“Estou orgulhoso de que hoje vamos expandir esse treinamento de soldados para fuzileiros navais e pilotos de caça, garantindo que a Ucrânia tenha um exército capaz de defender seus interesses no futuro.”

A Grã-Bretanha também estabelecerá novas sanções ainda esta quarta-feira para atingir aqueles que ajudaram o presidente russo, Vladimir Putin, a “construir sua riqueza pessoal e empresas que estão lucrando com a máquina de guerra do Kremlin”, disse o comunicado.

Com agências internacionais