Connect with us

Mundo

Zelensky pede para “falar directamente” com Xi Jinping sobre invasão russa

Published

on

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, na quarta-feira, que quer “falar directamente” com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, sobre a invasão russa e espera que a China possa “rever” a sua posição no conflito.

“Gostaria de falar diretamente. Tive uma conversa com Xi Jinping que foi há um ano atrás”, disse Zelensky, numa entrevista ao jornal chinês South China Morning Post. “Desde o início da agressão em grande escala a 24 de fevereiro, pedimos oficialmente uma conversa, mas nós não tivemos qualquer conversa com a China, apesar de eu acreditar que isso seria útil”, acrescentou.

Descrevendo a China como um “Estado muito poderoso” com uma “economia poderosa”, o chefe de Estado ucraniano considerou que a Rússia ficaria “completamente isolada economicamente” se Pequim avançasse com sanções contra Moscovo.

“Estou confiante de que, sem o mercado chinês para a Federação Russa, a Rússia sentir-se-ia completamente isolada economicamente. É algo que a China pode fazer: limitar o comércio (com a Rússia) até que a guerra termine”, sublinhou.

Também ontem, o presidente ucraniano considerou que o facto de a China manter uma política neutra em relação à invasão russa  “é melhor do que juntar-se à Russia”.

“Hoje, a China está a equilibrar-se e adere à neutralidade. Direi honestamente que esta neutralidade é muito melhor do que a China juntar-se à Rússia”, afirmou, num discurso dirigido a alunos de 20 universidades da Austrália.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.