Connect with us

Mundo

Zelensky e Tusk firmam acordo para Kiev interceptar mísseis contra Polónia

Published

on

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinaram hoje em Varsóvia um acordo bilateral de segurança que permite às forças ucranianas intercetar mísseis e ‘drones’ lançados a partir do da Rússia contra a Polónia.

É a primeira vez que um pacto de segurança entre as partes inclui este tipo de medidas, apesar de Varsóvia ter entregado vários pacotes de ajuda a Kiev desde o início da invasão da Ucrânia.

O entendimento inclui também a criação de uma “Legião Ucraniana”, que será composta por pessoal das forças da Ucrânia que será formado na Polónia.

Esta unidade estará aberta aos ucranianos que residam temporariamente em solo polaco, indicou a Presidência da Ucrânia em comunicado divulgado após um encontro entre os dois líderes durante uma visita de Zelensky a Varsóvia.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *