Connect with us

Mundo

Zelensky convida presidente da China a visitar a Ucrânia

Published

on

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convidou esta quarta-feira, 29, o seu homólogo chinês, Xi Jinping, a realizar uma visita a Kiev.

O convite surge uma semana após a visita de Xi Jinping ao Kremlin, onde afirmou que a Rússia e a China são “bons vizinhos” e “parceiros de confiança”.

Segundo Zelensky, como a China se absteve de fornecer armas aos soldados russos na Ucrânia, Pequim poderia vir a ser um mediador entre as duas partes.

“Estamos prontos a vê-lo aqui. Quero falar com ele. Tive contacto com ele antes da guerra em grande escala. Mas durante todo este ano, mais de um ano, eu não tive”, disse o presidente da Ucrânia, numa entrevista à Associated Press.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.