Ligar-se a nós

Mundo

Zelensky celebra recebimento de caças franceses Mirage 

Publicado

em

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, celebrou hoje a entrega ao seu país dos primeiros caças Mirage 2000-5 pela França, sublinhando que estes aviões de combate vão fortalecer as capacidades da Ucrânia diante da invasão russa.

“A frota aérea ucraniana continua a desenvolver-se. Os primeiros caças Mirage 2000 de França chegaram, aumentando as nossas capacidades de defesa aérea”, afirmou Zelensky na rede social X.

Volodymyr Zelensky agradeceu ao chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, pela “sua liderança e apoio”.

“O Presidente de França manteve a sua palavra e nós agradecemos-lhe por isso. Este é mais um passo no reforço da segurança da Ucrânia”, disse o líder ucraniano e acrescentou que “com as recentes entregas, também continuamos a expandir a nossa frota de F-16, com os Países Baixos a cumprir os seus compromissos de apoio a este esforço. Estou grato a todos os que ajudam e contribuem para isso”, acrescentou.

O ministro das Forças Armadas francesas, Sébastien Lecornu, declarou hoje que os primeiros caças Mirage 2000-5 foram entregues pela França à Ucrânia para ajudar a defender o espaço aéreo ucraniano contra a Rússia.

“Hoje, depois de vários meses dedicados ao treino de pilotos ucranianos em França, os primeiros aviões chegaram à Ucrânia”, afirmou o ministro francês no X, sem especificar o número de aeronaves em causa.

“Com pilotos ucranianos a bordo, estes vão agora participar na defesa dos céus da Ucrânia”, acrescentou Lecornu.

Das 26 aeronaves Mirage 2000-5 da Força Aérea francesa, seis seriam entregues à Ucrânia, de acordo com um relatório orçamental da Assembleia Nacional francesa publicado no outono.

O número de caças enviados para a Ucrânia não foi desmentido nem confirmado pelo Ministério das Forças Armadas de França, que afirmou manter a quantidade de aeronaves em sigilo por questões de segurança.

O envio de caças Mirage 2000-5, especializados no combate aéreo, foi anunciado em Junho de 2024 pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD