Connect with us

Politica

ZAP fecha departamento de Actualidade e demite jornalistas para tentar reemitir em Angola

Published

on

Mais de 60 funcionários entre jornalistas, editores e outros profissionais, serão despedidos dentro de dias e a área da Actualidade da ZAP poderá fechar, denunciou uma fonte ao Correio da Kianda. De acordo com informações enviadas ao nosso jornal, o facto de o canal não emitir mais em Angola está na base da medida.

No entanto, os despedimentos serão faseados, pois que a administração entendeu que fechando o departamento da Actualidade, poderá ter o aval do Governo para retomar as emissões em Angola, suspensas desde Abril último. A informação tem abalado os profissionais deste órgão que são, na sua grande maioria, jovens.

Ainda de acordo com a nossa fonte, o futuro incerto e o desemprego que se avizinha, deixaram agitados os jornalistas do aludido canal. Segundo informações que obtivemos, a administração também não tem noção da possível resposta que poderá vir do Governo.

“A insatisfação é tanta que nos corredores da ZAP já não se fala em outra coisa”, disse a fonte que temos vindo a citar.

Apuramos, igualmente, que a ZAP já havia remetido toda documentação para a devida legalização do canal. Quanto a isso, o Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Carnaval, afirmou recentemente numa matéria do Novo Jornal, que a legalização estaria dependente do Conselho de Ministros e que a julgar pelas declarações do dirigente, poderá não estar para breve.

Ainda segundo a nossa fonte, “tudo indica que o despedimento destes profissionais e o encerramento do Departamento, será moeda de troca numa possível negociação que se pretende entre a ZAP e o Governo. Consta que caso essa negociação resulte, talvez a ZAP volte a emitir para Angola e sem os programas da Actualidade”, defende a nossa fonte.

“O descontentamento é enorme no seio dos profissionais que se sentem incapazes e vítimas dos ataques políticos”, lamenta a fonte.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (13)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD