Sociedade
Zaire: polícia apreende mas de 20 mil litros de combustível com destino a RDC
Mais de 20 mil litros de combustível com destino a República Democrática do Congo (RDC) foram apreendidos pela polícia de guarda fronteira no Zaire.
A apreensão do combustível que estava a ser conduzido através de duas embarcações artesanais, resultou de um micro-operação de combate a este crime.
Segundo uma fonte da polícia de guarda fronteira, os combustíveis, gasóleo e gasolina estava acondicionado em 324 recipientes em plástico de 25 litros e 64 de 250 litros.
O fenómeno de contrabando de combustível é um factor de instabilidade e preocupante para a segurança nacional.
Recentemente, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República Francisco Pereira Furtado, disse que está o executivo este a traçar estratégias, para o combate ao contrabando de combustíveis, pesca ilegal e metais preciosos.
Por sua vez, a Procuradoria-Geral da República diz que está a recolher informações relacionadas com a denúncia feita, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, de que podem estar envolvidos no contrabando de combustível na província do Zaire governantes e altas patentes das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional.
A informação foi avançada, em Luanda, pelo procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, quando falava depois da visita que efectuou, esta quinta-feira, à Sala de Justiça Juvenil do Julgado de Menores, no distrito urbano do Zango.