Partidos Politicos
ZAIRE: Cento e 50 mil na apresentação do João Lourenço
Cento e 50 mil cidadãos lotaram, na manhã deste sábado (03), o Largo Dr. Agostinho Neto, da cidade de Mbanza-Congo, local onde decorreu o acto público de apresentação do candidato do MPLA a Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço.
O largo e áreas adjacentes vestiram-se de vermelho, preto e amarelo, as cores da Bandeira do Partido do coração do povo angolano, com dísticos com diversos dizeres para o momento e com cartazes com a imagem do futuro estadista angolano.
Após a sua apresentação formal, aos milhares de presentes, feita pelo primeiro-secretário do Comité Provincial do Partido, camarada Joanes André, o candidato pronunciou um discurso iminentemente didáctico e orientador, assente no papel de vanguarda que a história reserva ao MPLA.
A reforma da Administração Pública, o combate ao amiguismo e ao suborno, a elevação do escalão de desenvolvimento da província do Zaire, ao nível do seu valor histórico, incluindo a construção de um novo aeroporto, constituíram os destaques do discurso de João Lourenço.
Ao defender uma verdadeira reforma do Estado e da Justiça e a ampliação da prática da boa governação, apontou o combate à “gasosa” (suborno) e à cunha, que chamou de grandes males para Angola, apelando às vítimas a denunciarem tais condutas, para acabar-se com o amiguismo e a extorsão dos cidadãos, vícios que afectam negativamente a imagem e a eficiência dos serviços públicos.
Ao longo do seu discurso, procedeu à apresentação, tal como aconteceu a 27 de Maio último na cidade do Huambo, do candidato do MPLA a vice-presidente da República de Angola, Bornito de Sousa, que foi aplaudido à dimensão do facto.
AB