Sociedade
Zaire: autoridades registam mais de cem casos de má nutrição em seis meses
Um total de 179 casos de má nutrição em crianças menores de cinco anos foi registado no município do Soyo, província do Zaire nos primeiros seis meses deste ano.
Segundo as autoridades sanitárias daquela província, deste número, doze resultaram em óbito, sendo o desmame precoce apontado como uma das principais causas.
De acordo com a supervisora nutricional Claudina Sajimba, que falava no âmbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno, houve aumento do número de óbitos no período em balanço se comparado com o ano passado e aponta a busca tardia dos serviços de saúde por parte das mães como os principais factores.
“No primeiro semestre de 2024 nos tivemos mais de 328 crianças com má nutrição, nas quais foram curadas 320 e falecerem oito, no primeiro semestre de 2024 tivemos 169 crianças com má nutrição, das quais foram curadas 157 e faleceram 12”, referiu a supervisora
A meta, segundo a supervisora nutricional, é que toda mãe tenha conhecimento sobre a importância do aleitamento materno, por isso foram reforçadas as campanhas sobre a importância do aleitamento materno para a diminuição de casos de má nutrição.