Connect with us

SADC

Workshop define estratégias de Comunicação para reforço da presença e impacto nos países membros

Published

on

O Workshop Consultivo Regional para o Desenvolvimento da Estratégia de Comunicação, Sensibilização e Visibilidade da SADC realizado de 31 de Maio a 1 de Junho, em Joanesburgo, na África do Sul, definiu como principal objectivo o reforço da presença e impacto da SADC em cada estado membro.

O evento, que juntou os responsáveis (ponto focal) de media da SADC de cada país membro da organização, produziu após dois dias de discussões, reflexões e trabalho de grupo, um conjunto de recomendações que certamente irão enriquecer a Estratégia de Comunicação, Sensibilização e Visibilidade da SADC para o período 2020 – 20230.

A expectativa é de que se melhore, reforce e amplie o impacto da organização nos cidadãos e instituições de cada estado membro.

Os responsáveis de media, além de outras, entendem ser necessário desconstruir a percepção pública generalizada associada à SADC como uma organização dedicada única e exclusivamente a política pura, de apoio a realização de eleições e mediação de conflitos, tornando-a mais atractiva, mais inclusiva e representativa, através da execução de programas, projectos e não só, dos mais variados formatos, sectores e áreas de actividades. Projectos e acções em áreas como a cultura, desporto, ensino e investigação, foram mencionadas como as ideais para o trabalho de alteração da percepção pública associada à SADC.

O director de Comunicações e Coordenador de Media da SADC na República do Congo, André Ndjate Nkoy, ao dirigir-se aos presentes no momento de encerramento do evento, elogiou o nível de participação e a qualidade do debate, bem como disse ser necessário replicar esta acção em cada país membro da SADC.

André Nkoy não deixou de destacar as valiosas contribuições, que designou por “promissoras e inovadoras”, resultantes da realização do Workshop, que no essencial, visam melhorar a eficiência das acções, estratégias e tácticas de comunicação usadas pela SADC e pelos países membros.

Além dos responsáveis de mídia de cada estado membro da SADC, o evento contou com a participação de jornalistas e de representantes da Associação de Órgãos de Comunicação Social da África Austral (SABA).

Recorde-se que Angola que irá assumir a presidência rotativa da SADC para o período 2023 – 2024, deverá acolher em Agosto próximo a 43ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC.

Angola fez representar pelo Director Nacional de Comunicação Institucional e imprensa, do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, João Demba.

Colunistas