Connect with us

Economia

Workshop discute papel do Ensino Superior no desenvolvimento do agronegócio

Published

on

Acontece nesta terça-feira 7, em Luanda, das 09 às 17 horas, um Worshop sobre o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento do agronegócio, numa iniciativa conjunta dos ministérios da Economia e Planeamento e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito do plano de integração das universidades no desenvolvimento do agronegócio e cadeias de valor agroalimentar.

No evento, a decorrer numa unidade hoteleira da baixa de Luanda, estão previstas exposições de produtos e inovações desenvolvidos por professores e estudantes.

O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) são também organizadores do evento.

O programa da organização, a que o Correio da Kianda teve acesso, prevê a abordagem de seis temas, divididos em três painéis.

O primeiro painel, que aborda o papel da academia no desenvolvimento da agricultura, trás a visão e experiências das universidades sobre o sector. A investigação científica, tecnologia e inovação ao serviço da agricultura e do agronegócio será tema através do qual foram convidados Adérito Cunha, do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) e o Instituto Superior Politécnico da Huíla, que se fará representar por João Zacarias Baptista.

O segundo tema deste painel é o desenvolvimento de capacidades para o fortalecimento das cadeias de valor, a ser discutido por um painel composto por três entidades, nomeadamente, o Director Nacional de Agricultura e Pescas, do Ministério da Agricultura e Pescas, Ribeiro António, a directora geral do Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação Tecnológica de Angola (IDIIA), Filomena Oliveira e a Faculdade de Economia da Universidade 11 de Novembro, que se fará representar por Daniel Tati Luemba, numa moderação do Consultor do MESCTI, Jone Heitor.

Promoção, desafios e oportunidades do agronegócio é tema do segundo painel. Nele a Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo, a Universidade Rainha Nginga Mbande, a Universidade do Namibe e Jardins da Yoba dois temas. Os dois primeiros vão debruçar-se sobre desafios e oportunidades tecnológicas para o desenvolvimento do agronegócio, ao passo que os outros dois vão abordar a Indústria e comercialização de produtos agrícolas e da pesca.

Agronegócio inclusivo e o impacto da digitalização da agricultura, com a visão e experiência dos sectores público e privado é tema central do terceiro painel, onde Universidade Kimpa Vita do Uíge e a Faculdade de economia da Uversidade Katyavala Buila em Benguela vão olhar para a investigação científica, Tecnologia e a inovação ao serviço da agricultura e do Agronegócio, ao passo que os representantes da empresas Seiva e Kepya apresentar ideias sobre desenvolvimento de capacidades para o fortalecimento das cadeias de valor. A moderação deste painel estará sob a responsabilidade do Administrador do INAPEM, Osvaldo Rasgado.

Entre as entidades convidadas para o Worshop está o secretário de Estado do ensino Superior, Eugénio Silva, a representante da FAO em Angola, Gherda Barreto, o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano e a ministra do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai proceder o encerramento.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Colunistas