África
William Ruto critica dependência africana de potências ocidentais
O Presidente do Quénia, William Ruto, criticou a dependência dos países africanos em relação a potências ocidentais, defendendo uma nova abordagem nas relações internacionais do continente, durante a Cimeira África–França, realizada em Nairobi.
No seu discurso, Ruto alertou que África não deve continuar a permitir relações marcadas por assimetrias históricas, sublinhando a necessidade de reforçar a soberania económica e política dos Estados africanos.
O líder queniano defendeu ainda que o continente deve apostar em parcerias mais equilibradas, centradas no desenvolvimento sustentável e no respeito mútuo entre as partes envolvidas.
A realização do encontro, também conhecido como “Africa Forward Summit”, tem gerado críticas de sectores pan-africanistas, que contestam o facto de o evento ocorrer no Quénia num momento em que a França enfrenta tensões diplomáticas com vários países do Sahel, onde a sua influência foi reduzida ou rejeitada.
Estas críticas levantam questões sobre o posicionamento de África nas suas relações externas e o futuro das parcerias com antigas potências coloniais.
A cimeira reúne líderes africanos e parceiros internacionais para discutir temas como segurança, desenvolvimento e cooperação económica, num contexto de mudanças geopolíticas globais.
A cimeira reúne líderes africanos e parceiros internacionais para discutir temas como segurança, desenvolvimento e cooperação económica, num contexto de mudanças geopolíticas globais.
As declarações de William Ruto reacendem o debate sobre a autonomia estratégica africana e a necessidade de redefinir o modelo de cooperação com o Ocidente.
