Connect with us

Economia

Webinar sobre economias de Angola e Alemanha serviu para impulsionar relação bilateral

Manuel Camalata

Published

on

Os participantes do webinar desta terça-feira, 23, sobre oportunidades de negócios na cooperação entre Angola e Alemanha fora unânimes em afirmar que o referido evento serviu para impulsionar as relações bilaterais no domínio económico.

Para a Embaixadora de Angola na Alemanha, Balbina da Silva, primeira prelectora do webinar, o evento reveste-se de capital importância na relação entre os dois estados, por servir para o estreitamento quer de amizade, quer de cooperação entre ambos os países, tornando-se em uma “prova de que há vontade política e abertura para a troca de conhecimento e investimento”.

A diplomata angolana, aproveitou a ocasião para encorajar os empresários alemãos a aderirem ao processo de privatização de activos e empresas angolanas, com vista a darem o seu contributo na economia angolana, chamando atenção para os sectores que “oferecem grandes vantagens competitivas para o investidor privado”.

A embaixadora Balbina da Silva centrou a sua abordagem nas oportunidades de negócios que resultam dos acordos bilaterais entre Angola e Alemanha.

Já o presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), António Henriques da Silva, começou por apresentar o objecto de trabalho daquela instituição pública, que é a melhoria do ambiente de negócios na sua generalidade e servir de facilitador nos processos de investimentos estrangeiros.

António Henrique da Silva apresentou igualmente a retiradas dos processos burocráticos que dificultavam a entrada de investimento estrangeiro em Angola, com destaque para os incentivos fiscais, que segundo fez referência, foram ajustados de acordo com a área geográfica de investimento, bem como da oferta de um quadro legal mais atractivo para determinados sectores da economia que até agora eram menos beneficiados.

O Delegado da Economia Alemã, Vandré Spellmeier, que esteve no evento em representação da Câmara de Comércio Alemanha-Angola, apresentou as valências da delegação, enquanto provedor de serviços para empresas alemãs interessadas em investir em Angola, bem como o “Guia de Negócios” digital, lançado no último final de semana, onde estão espelhadas inúmeras oportunidades em Angola, para potenciais investidores alemães.

Segundo aquele funcionário diplomático,o grande foco está no sector agrícola, com o objectivo de produção em escala capaz de suprir as necessidades nacionais e ainda exportar para outros mercados, como por exemplo o alemão.

A última intervenção do primeiro painel foi de Sandra Sabrowsk, mentora do evento, para quem, a agricultura, o turismo, a banca, a educação, a saúde, a indústria transformadora e energias renováveis se constituem no principal foco de intervenção para a atracção do investimento privado para Angola.

Segundo Sandra Sabrowsky, a empresa N’kiela aparece como a ponte, comprometendo-se assim a assumir estabelecer facilitação, para que as empresas alemãs e da África Austral possam manter a melhor cooperação económica com Angola e/ou entre si, através da oferta de consultoria, assistência técnica, gestão de projectos, intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento socioeconómico.

No segundo painel do evento, o Presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, partilhou a sua visão da indústria do país, tendo indicado algumas oportunidades de reafirmação do interesse de se criarem parcerias entre Angola e a Alemanha. No entender do também economista Angola só poderá passar a ser um país competitivo quando deixar de ser dependente da importação de matérias-primas.

“Alemanha e Angola – Cooperação Económica e Oportunidades de Negócio” é o 1º de quatro webinars que vão decorrer ao longo deste ano, sempre com a perspectiva da criação/fortalecimento de uma rede corporativa entre África e a Europa, particularmente Angola e Alemanha.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (17)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD