Politica
“Vitória de Daniel Chapo traduz vontade e esperança do povo moçambicano” – João Lourenço
“A vitória de Daniel Francisco Chapo traduz a vontade e a esperança do povo moçambicano numa liderança que incremente, de forma activa e dinâmica, todas as iniciativas capazes de promover a realização dos grandes interesses da nação moçambicana pelo progresso, pelo desenvolvimento e a prosperidade do país”.
João Lourenço usou as palavras acima para felicitar esta sexta-feira, 25, o presidente eleito em Moçambique, Daniel Chapo, da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo).
A CNE anunciou quinta-feira a vitória de Daniel Chapo, na eleição a Presidente da República de 09 de Outubro, com 70,67% dos votos, resultado este contestado com protestos pelo segundo colocado, o candidato do Podemos, Venâncio Mondlane.
“Temos a expectativa de que as autoridades moçambicanas se empenharão firmemente na punição exemplar dos responsáveis pelos actos que pretenderam manchar o exemplar processo que resultou na eleição de Daniel Francisco Chapo”, disse.
Na carta endereçada ao novo presidente de Moçambique, João Lourenço reafirma a cooperação com aquele país:
“Queremos trabalhar juntos para fortalecer cada vez mais os laços históricos de amizade e de cooperação que unem Angola e Moçambique, em benefício do progresso e do desenvolvimento das duas nações”, finalizou.