Mundo
Vítimas de naufrágio fugiam de surto de cólera no norte de Moçambique
Já está detido o dono da embarcação que naufragou no domingo, matando cerca de 98 pessoas, na província de Nampula, norte de Moçambique.
A informação foi avançada pela porta-voz da polícia local. Rosa Chaúque afirmou que também está detido um responsável pelo barco, uma pequena embarcação de pesca que operava naquela região.
Os dois elementos “já tiveram atendimento médico e encontram-se, neste momento, sob custódia policial”, declarou a porta-voz.
No naufrágio morreram 98 pessoas, incluindo 55 crianças, 34 mulheres e nove homens, tendo sobrevivido 16 pessoas, entre os quais os dois elementos.
De acordo com as autoridades marítimas moçambicanas, a embarcação de pesca não estava autorizada a transportar passageiros nem tinha condições para o efeito e as pessoas que transportava fugiam a um surto de cólera no continente, com destino à Ilha de Moçambique, tendo o naufrágio acontecido a cerca de 100 metros da costa.
Moçambique está a sofrer o pior surto de cólera dos últimos 25 anos. Desde Setembro de 2022, foram notificados mais de 37 mil casos da doença em 76 dos 161 distritos do país. O surto tem uma grande extensão geográfica, com 30 distritos em sete províncias afectados.