Politica
Vistos: Viajar para Portugal exige pagamento de agendamento
A partir de 25 deste mês de junho, quem desejar viajar para Portugal deverá fazer o pré-pagamento de 36 euros de taxa de agendamento, deixando de ser feito a favor da empresa VFS que actualmente presta os serviços de agendamento.
O anuncio foi feito pelo embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, que referiu que o objectivo é diminuir as não comparências, devido às elevadas taxas cobradas pelos serviços.
“É mais uma forma de combatermos o uso abusivo das plataformas de agendamento online”, sublinhou o diplomata.
A Cônsul-Geral de Portugal em Luanda, Cláudia Boesch explicou que esta modalidade (pré-pagamento da taxa de serviço da VFS) já está a funcionar noutros países, visando diminuir a taxa de não comparências.
“Neste momento a taxa de não comparências ronda os 30 a 40%, com esta solução pensamos que vamos reduzir para 7 ou 8%”, afirmou.
No seu discurso alusivo às comemorações do 10 de Junho, na Escola Portuguesa de Luanda, o embaixador sublinhou o desejo de que Portugal e Angola continuem a trabalhar “lado a lado com o objectivo comum de prosperidade partilhada”, elencando as várias áreas da cooperação portuguesa já em curso.
“No nosso dia nacional não celebramos tanto o que nos distancia dos outros, mas sim o que nos aproxima”, concluiu o embaixador, que ocupa o posto em Luanda há cerca de três meses.
António Magalhães
13/06/2022 em 3:23 pm
Isso é roubo e depois dar esse serviço a uma empresa(serviço que deveria ser prestado pela embaixada a preços iguais aos do continente, essa empresa está a extorquir valores as pessoas e o visto nunca mais sai demora o tempo que eles wuerem, penso que estamos a ser roubados,(sera que lisboa sabe disto?)
Odete de jesus fortes
13/06/2022 em 5:00 pm
Concordo desde que essa situação ajuda as pessoas que desejam viajar de férias as vezes não conseguem por tanta burocracia, bom trabalho
Catarina Namussava Daniel
13/06/2022 em 11:18 pm
Foi uma sábia decisão,muito obrigada!
Fui barrada e por outra,terei que marcar novamente a entrevista e pagar novamente 25 mil kwanzas!
Nsungo Emanuel
14/06/2022 em 7:37 pm
Também concordo com está decisão, vai facilitar as pessoas a fazerem marcações certa, porque muita gente fazem marcações desnecessária e sem comparência nenhuma.
Nicolau Miguel
15/06/2022 em 8:52 am
Uma boa iniciativa, ajudaria muita gente que pretende viajar para Portugal.