Politica
“Visita do Presidente de Cuba a Angola representa vontade política dos dois Estados”
Três acordos de cooperação são hoje assinados por Angola e Cuba, dois países que partilham laços políticos, diplomáticos, económicos, comerciais, culturais e históricos, nesta que é a primeira visita que o Presidente de Cuba Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, efectua a Angola. Analistas políticos consideram a visita do Chefe de Estado cubano ao país, como uma demonstração de vontade política entre os dois países.
Convidado a comentar a vinda do Chefe de Estado de Cuba ao nosso país, falando para a Rádio Correio da Kianda, o politólogo Walter Ferreira considera que a visita de Miguel Bermudez enquadra-se no âmbito das relações dos dois países, que de acordo com o especialista, têm uma matriz política e ideológica e espera que a visita de Bermudez traga benefícios ao país.
“Temos muitos angolanos que formaram-se em Cuba e muitos cubanos em Angola que vieram para trabalhar. Portanto, com esta visita do Presidente Cubano a Angola, esperamos que possam surgir grandes acordos que venham favorecer os dois Estados”, disse, Walter Ferreira.
Por sua vez, o especialista em relações internacionais Osvaldo Mboco, refere que apesar de Cuba não reunir um perfil com expressão do ponto de vista económico ao nível do Estado angolano, sublinha que as relações Angola e Cuba, para além dos acordos, os factores históricos falam mais altos.
“Cuba não reúne nem apresenta um perfil de um Estado com expressão do ponto de vista económico, para fazer investimento avultados ao nível do Estado angolano, mas não podemos discordar que Cuba, foi um parceiro importante do Estado angolano num momento difícil, é uma relação que se fundamente por vários laços, é uma visita de um Chefe de Estado, e uma visita de um Chefe de Estado sempre representa a vontade política dos dois Estados em estreitar relações”, disse, Osvaldo Mboco, ao Correio da Kianda.
De recordar que a República de Angola e a República de Cuba actualizaram em Abril deste ano convénios, acordos e memorandos de entendimento sectoriais de reforço do relacionamento bilateral, na sequência dos trabalhos da XV Sessão da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica Técnico-Científica, decorrida nos dias 6 e 7 de Abril, na cidade de Havana.