Politica
Visita de Joe Biden à Angola considerada como histórica, afirma diplomata norte-americano
A Embaixada dos EUA em Angola procedeu esta terça-feira, em Luanda, a abertura da Feira dos EUA (US FAIR) 2024, sob o tema “Construindo Pontes para o Futuro, Potencializando Oportunidades”. O evento serve para apresentar ao público uma visão detalhada sobre as oportunidades de estudo nos Estados Unidos, programas de intercâmbio, empresas americanas a operar em Angola, requisitos de visto, entre outros.
Na ocasião, o encarregado de negócios da Embaixada norte-americana, James Story, disse que o certame acontece na semana do Dia Mundial do Empreendedorismo, e há duas semanas da chegada à Angola do Presidente Joe Biden, numa visita histórica.
O diplomata disse que os Estados Unidos de América estão a fazer muitos investimentos neste país, como no Corredor de Lobito, dos aviões novos e a modernização da Rádio Nacional de Angola.
James destacou, por outro lado, o empreendedorismo, que constitui uma espinha dorsal para a economia americana, e, considerou o sector da edução muito relevante, tendo revelado que há 600 angolanos a estudar nos EUA.
Por sua vez, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) disse que num mundo cada vez mais globalizado, é evidente que a internacionalização do ensino superior não é apenas um objectivo, mas, é uma necessidade, para que os jovens angolanos tenham acesso as universidades e possam beneficiar do intercâmbio cultural, científico e académico.
Paula Regina de Oliveira, considerou ainda o evento de elevado significado para o impacto da juventude angolana, e para o fortalecimento das relações bilaterais, entre Angola e os EUA.
A exposição de stands com informações sobre oportunidades para angolanos estudarem, trabalharem e se envolverem com instituições americanas, decorre no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.