Politica
Visita de Biden marca um importante ponto de viragem nas relações Angola-EUA, diz João Lourenço
“Ao realizar esta sua visita de Estado a Angola, em vésperas de Angola comemorar 50 anos da sua Independência Nacional, ficará registada na história de ambos os países como a primeira de um Presidente americano a pisar solo angolano”.
O Presidente da República, João Lourenço, resumiu com as declarações acima a importância da visita do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, a Angola. O líder da Nação mais poderosa do mundo encontra-se no país, desde esta segunda-feira, 02, para uma visita de três dias, a Luanda e Benguela.
“Isto não só enterra um passado das nossas relações em que, no quadro da Guerra Fria, nem sempre estivemos alinhados, como marca um importante ponto de viragem nas nossas relações, que sem sombra de dúvidas conhecerão uma nova dinâmica a partir de hoje”, disse o Chefe de Estado angolano, garantindo que o objectivo é “trabalhar juntos na atracção do investimento directo americano para Angola, na abertura de oportunidades de comércio e de negócios de investidores angolanos no mercado americano”.
O Presidente João Lourenço aproveitou a ocasião para mencionar sectores que pretende ver a cooperação incrementada, como Defesa e Segurança, Agricultura, Saúde, Energia, Telecomunicações, Tecnologia Espacial, dentre outros.
“Importantes projectos de investimento público estão em curso com o financiamento do EXIMBANK americano, do CITI Capital e a Corporação Financeira de Desenvolvimento Internacional DFC, com empresas americanas como a SUN África, a Africell, a Mayfair Energy, a Acrow Bridge, a GATES Air entre outras, sem falar das petrolíferas CHEVRON e ESSO que estão em Angola há várias décadas, assim como inúmeras empresas americanas prestadoras de serviços no ramo petrolífero”, realçou João Lourenço.
O Líder angolano aproveitou a ocasião para recordar que “a República de Angola e os Estados Unidos da América mantêm relações político-diplomáticas desde 19 de Maio de 1993, que têm vindo a crescer ano após ano, sobretudo desde que em Angola demos início ao combate sério contra a corrupção e a impunidade e estamos a criar um melhor ambiente de negócios”.
Recordou também que o “Presidente José Eduardo dos Santos foi recebido na Casa Branca em Setembro de 1991 e Dezembro de 1995, pelos Presidentes George Bush e Bill Clinton, respectivamente” e agradeceu ter sido, igualmente, recebido em Washington, onde teve a oportunidade de fazer o convite a Biden para visitar Angola:
“Agradeço o facto de o Presidente Joe Biden me ter recebido de forma muito amistosa e calorosa na Casa Branca, no dia 30 de Novembro de 2023”.
Para esta tarde, está previsto que o Presidente Joe Biden faça declarações no Museu da Escravatura. Já amanhã, em Benguela, estão previstas várias actividades de cariz comercial, bem como relacionadas com o investimento norte-americano no Corredor do Lobito.
Outro ponto alto é a participação de ambos estadistas na Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito.
“Vossa visão e engajamento para o sucesso do Corredor do Lobito, assim como vossa grande contribuição para o nosso programa de transição energética, com a construção dos parques solares no sul de Angola, serão sempre lembrados como sendo um grande contributo para a segurança alimentar e energética, para o desenvolvimento económico e social de Angola e da região austral de África”, realçou, João Lourenço.
Pingback: Biden garante que os EUA vão continuar a prestar atenção em Angola - Correio da Kianda - Notícias de Angola