Connect with us

Politica

Visita a República Checa tem mais benefícios diplomáticos do que económicos, diz especialista

Published

on

O Presidente da República foi recebido nesta quarta-feira, 21, pelo homólogo da República Checa, no quadro da visita oficial que realiza àquele país da Europa do Leste.

Antes das conversações entre as delegações presidenciais, ocorreu o encontro entre João Lourenço e Petr Pavel, no palácio.

Ainda nesta quarta-feira o titular do poder executivo angolano deslocou-se ao Senado e à Câmara dos Deputados onde manteve também, um encontro com o Primeiro-Ministro checo.

João Lourenço teve igualmente uma conversa com os profissionais da comunicação social, em Praga. A conferência de imprensa contou com a presença do anfitrião Petr Pavel.

Sobre a deslocação do Presidente da República à Checa o especialista Horácio Nsimba fala que há vantagens no âmbito das relações comerciais e diplomática.

Disse, por outro lado, que a diplomacia tem impacto quando os seus efeitos têm reflexo na vida económica. Entretanto para Horácio, este facto ainda é uma miragem.

As relações político-diplomáticas entre Angola e a Checa datam do período da guerra-fria, quando este país estava ligado à República Eslovaca, a então Checoslováquia, desintegrada a 01 de Janeiro 1993, depois de fazer parte do bloco socialista.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.