Mundo
Vinte mil imigrantes ilegais detidos nos EUA este mês
Em 30 dias foram detidos 20 mil imigrantes ilegais pelo governo norte-americano, segundo dados divulgados ontem pela secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem.
A secretária do Departamento de Segurança Interna disse que a administração Trump salva vidas todos os dias com as suas acções para proteger a fronteira e deportar estrangeiros criminosos, dos quais existem actualmente centenas de milhares que entraram ilegalmente no país.
O Governo dos Estados Unidos anunciou na terça-feira que vai exigir que os milhões de migrantes indocumentados que vivem nos Estados Unidos se registem e forneçam as impressões digitais.
Segundo a medida, os migrantes que não cumpram este requisito podem enfrentar um processo criminal com multas e até mesmo pena de prisão.
A decisão, baseada numa lei aprovada durante a Segunda Guerra Mundial, representa um agravamento face aos procedimentos actuais, que classificam a não regularização do estatuto legal como uma infracção civil.
Segundo estimativas do Departamento de Segurança Interna de 2022, o ano mais recente com dados disponíveis, há cerca de onze milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos.