Connect with us

Partidos Politicos

VII Congresso Extraordinário do MPLA elege 134 novos membros para o Comité Central

Published

on

O Comité Central do MPLA, reunido nesta sexta-feira (29), em Luanda, na sua 7ª Sessão Ordinária, convocou o 7.º Congresso Extraordinário do Partido para o dia 15 de Junho próximo, em Luanda, e apreciou e aprovou, igualmente, a Metodologia Geral de Preparação e Realização do 7.º Congresso Extraordinário e a Resolução sobre o alargamento do Comité Central e dos órgãos intermédios.

Segundo a convocatória, tomarão parte no referido evento os delegados participantes do 7.º Congresso Ordinário, realizado a oito de Setembro de 2018, que não estejam impedidos, nos termos dos Estatutos do Partido e da lei e os 134 candidatos propostos, pela Direcção do Partido e pelos organismos intermédios, a integrar o Comité Central alargado.

Durante a reunião do Comité Central,  Presidente do MPLA, João Lourenço, enfatizou que “o partido pretende um Comité Central reforçado com militantes íntegros, com quadros jovens comprometidos com as reformas em curso no país”.

A nível das províncias, foram atribuídos 54 lugares a candidatos ao Comité Central que vão ser eleitos pelas conferências provinciais e cerca de 49 candidatos vão ser indicados pela direcção do partidO, e 31 candidatos vão ser indicados pela JMPLA e OMA .

Actualmente, fazem parte do Comité Central do MPLA 363 membros, eleitos no sétimo congresso do partido.

Recorde-se que o Comité Central é o órgão deliberativo máximo do MPLA, no intervalo dos congressos, que estabelece a linha de orientação política do partido, no quadro das decisões superiores. Reúne-se em sessões ordinárias, duas vezes por ano e, extraordinariamen-te, sempre que convocado pelo presidente do partido ou pelo Bureau Político.