Connect with us

Sociedade

VIH: ONG denuncia morte de 13 mil pessoas por ano em Angola

Published

on

Cerca de 13 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de VIH e outras 26 mil são contaminadas no mesmo período em Angola, segundo dados da Rede Angolana de Organizações de Serviços de Sida (ANASO).

Segundo o presidente da ANASO, António Coelho, em declarações à imprensa a propósito do Dia Mundial de Luta contra o VIH, que ontem se celebrou, a instituição controla 350 mil pessoas com o  vírus e deste infectados, 190 mil são mulheres.

O responsável alertou para o aumento de casos em Angola, adiantando que das 350 mil pessoas, vivendo com VIH, apenas 110 mil fazem terapia com os antirretrovirais.

De acordo com os dados da ANASO, a província do Cunene lidera o número de contaminações, com uma prevalência de cinco por cento, segue-se Cuando Cubango com quatro por cento, as Lundas e o Cuanza Norte, com três por cento cada.

Ainda no âmbito do Dia Mundial de Luta contra o HIV, a ANASO promoveu um campanha de sensibilização contra a doença, no mercado do KM30, onde  perto de 100 jovens aderiram a testagem voluntária do VIH.

O evento que juntou mais de 200 activistas serviu para promover a mudança de mentalidade no seio da sociedade.

Para tal foram afixadas duas clínicas móveis para a testagem, aconselhamento, distribuição de preservativos e cartilhas.

Os jovens presentes nas filas de testagem optaram por saber o seu estado serológico, como o caso de Arlindo Capitango que defende a testagem para  saber os passos que devem ser dados caso esteja infectado.

Para Conceição Barros  e Victória Severino, um novo relacionamento deve-se  basear em  pontos  bem definidos e nada melhor do que saber do estado de  saúde de  cada um dos parceiros.

Já Judith Visolela afirma que o espírito de prevenção foi o seu impulsionador , enquanto o  Carlos Gomes teve como motivação o facto de constantemente manter relações sexuais desprotegido.

A ANASO optou por realizar a actividade no mercado do 30 por  ser o maior centro de concentração populacional, onde circulam diariamente perto de 500 mil pessoas.

Por Angop

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (31)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (23)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania