Mundo
Vietname despede cem mil funcionários públicos
O Parlamento do Vietname aprovou hoje um plano de redução da despesa pública, como parte do objectivo de alcançar um crescimento anual de 8%, e que vai implicar o despedimento de cerca de 100 mil funcionários públicos.
De acordo com a reforma, cerca de 100 mil funcionários públicos vietnamitas vão perder o emprego e a dimensão dos ministérios vai ser reduzida em cerca de 20%, naquela que é a maior reestruturação desde as mudanças pró-mercado do país na década de 1980.
O secretário-geral do Partido Comunista e líder máximo do Vietname, To Lam, disse que, “para se ser saudável, por vezes é preciso tomar um remédio amargo”, indicando que a prioridade é racionalizar a gestão do país e aumentar a transparência e a descentralização.
Localizado no sudeste asiático, no mar da China Meridional, o Vietname é conhecido pelas praias, pelos rios, pelos pagodes budistas e pelas cidades frenéticas. Hanói, a capital, presta homenagem ao icónico líder da era comunista, Ho Chi Minh, através de um monumental mausoléu em mármore.
Com uma população de mais de 90 milhões de habitantes, é o 14.º país mais populoso do mundo. A tecnologia da informação e indústrias de alta tecnologia fazem parte do sector de mais rápido crescimento económico daquele país.
Embora o Vietname seja um recém-chegado na indústria mundial do petróleo, é actualmente o terceiro maior produtor de petróleo no sudeste da Ásia.