Connect with us

Politica

Victor Silva: “Se Portugal não confia no sistema judicial de Angola não deve fazer negócios com o país”

Published

on

No dia em que o tribunal ordenou a separação do processo de Manuel Vicente por existir interesse ponderoso e atendível, Victor Silva, diretor do Jornal de Angola, esteve na edição da noite da TV Prtuguesa SIC, para analisar como estão as relações entre Portugal e Angola, numa altura em que o processo que envolve o ex-vice- presidente da Republica abala as relações entre os dois países.

Victor Silva afirmou que a decisão de “separar os processos vai de encontro aos interesses dos dois estados” e vai mais longe ao dizer que se Portugal “não confia no sistema judicial de Angola então não pode fazer negócios com o país”.

“O Ministerio publico de portugal, em determinado momento disse que não confiava na justiça Angolana. Isto é realmente uma ofensa , tal como foi dito pelo presidente da república e foi entendido como um jesto inamistoso de portugal e que poderia ter consequencias que levantaram esta onda de especulação que alimentou este clima que antecedeu o inicio do julgamento”.

“O que está em causa, é que se eu não confio no sistema judicial de Angola, não posso fazer negocios com Angola, porque os negocios asentam até numa base juridica. Se não confio no sistema jurico Angolano, não posso abrir lá bancos, não posso abrir seguradoras e por aí adiante”. Afirmou.

Na chamada Operação Fizz em que está envolvido o ex-vice-presiudente da República Manuel Vicente, estão em causa crimes de corrupção, branqueamento de capitais e falsificação de documento.