Economia
Vice-Presidente do BAD em Angola para reforço de relações
O Vice-Presidente para o Sector Privado, Infraestrutura e Industrialização do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Solomon Quaynor, inicia esta quarta-feira, 5 de Março, uma missão de alto nível em Angola com o objectivo de reforçar o diálogo com o Governo Angolano e os Sectores Empresarial Público e Privado.
Na missão de dois dias, Solomon Quaynor vai também apresentar os principais instrumentos financeiros inovadores que o BAD pode oferecer para alavancar investimentos em Angola.
Durante a sua estadia, Solomon Quaynor manterá encontros com altas entidades governamentais, nomeadamente, com o Ministro do Planeamento e Governador junto do BAD em Angola, Victor Hugo Guilherme; Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu e o Presidente da Agência de Promoção de Investimentos e Exportações de Angola (AIPEX), Arlindo Chagas Rangel.
Está igualmente previsto uma reunião com representantes do sector privado, incluindo Instituições Financeiras, Associações Agroindustriais e Industriais, Câmara de Comércio Petróleo Gás e Mineração e Associações Empresariais.
Para encerrar a missão, será realizada uma Conferência de Imprensa com a presença do Vice-presidente do BAD e do Ministro do Planeamento, no dia 6 de março.
Sobre o Banco Africano de Desenvolvimento em Angola
Desde o início das suas operações em Angola, em 1980, o Banco aprovou compromissos cumulativos de empréstimos e subsídios no valor de 3,36 mil milhões de dólares. A carteira actual compreende 16 operações em curso, com um total compromisso de 1,45 mil milhões de dólares, abrangendo os seguintes sectores: energia (36,47%); água e saneamento (17,08%); transporte (0,17%) agricultura (14,19%), finanças (20,15%), social (11,63%) e meio ambiente (0,3%).