Connect with us

Mundo

Vice-presidente chinês se encontra com Henry Kissinger

Published

on

O vice-presidente chinês Wang Qishan se encontrou no sábado com o ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger, pedindo que os dois países tratem de forma adequada das diferenças e promovam as relações bilaterais no futuro.

Durante o seu encontro no complexo de liderança Zhongnanhai, no centro de Beijing, Wang disse que a relação sino-norte-americana tem passado por altos e baixos desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas há quase quatro décadas, todavia tem ido para frente no geral.

A relação não somente trouxe grandes benefícios ao povo dos dois países mas também promoveu a paz, estabilidade e prosperidade do mundo, disse Wang.

A China e os EUA estabeleceram as relações diplomáticas em 1º de janeiro de 1979.

A história nos ensinou que o respeito mútuo, consulta igual e cooperação mutuamente benéfica são a única escolha correta para relações bilaterais, disse ele.

Ele pediu que ambos os países sigam a tendência dos tempos, continuem aprofundando o entendimento mútuo e melhorem os intercâmbios e cooperação em várias áreas, resolvam adequadamente as diferenças e explorem maneiras para se relacionar bem sob as novas circunstâncias, a fim de promover o melhor desenvolvimento das relações bilaterais nas próximas quatro décadas.

Wang também elogiou a contribuição de Kissinger com a amizade China-EUA.

Kissinger disse que há mais interesses comuns que diferenças entre os EUA e a China.

Ele concordou que os dois países necessitam resolver os problemas atuais por diálogo e consulta iguais para alcançar consensos sobre o futuro desenvolvimento das relações bilaterais, acrescentando que ele está disposto a fazer esforços para essa finalidade.

Kissinger chegou a Beijing na quarta-feira e partirá no domingo.

XINHUA

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *