Connect with us

Politica

Viana terá coordenação para tentar travar invasão de terrenos no município

Published

on

O Município de Viana vai contar, nos próximos dias, com uma estrutura de coordenação para tratar da invasão de terrenos e do loteamento na circunscrição, informa o comunicado da Administração municipal enviado ao Correio da Kianda.

Prevista para entrar em funcionamento dentro de um mês, esta estrutura visa permitir o maior acompanhamento e cuidado dos diferentes órgãos que actuam nesta matéria, “por via de um programa que está a dar os seus passos iniciais para que existam um conjunto de lotes de terrenos que serão colocados a disposição dos munícipes, para que do ponto de vista formal possam adquirir”.

“Por esta via, pretende-se diminuir a pressão que a administração municipal recebe das populações no acesso aos terrenos”, informou o Governador da Província de Luanda, Manuel Homem.

Segundo o comunicado, tem se verificado algum oportunismo na gestão dos terrenos por parte de algumas comunidades. Para tanto, a Administração conta com a colaboração da comunidade e das organizações da sociedade civil no município, para que “não sejam apenas fiscalizadores da acção do estado, mas também que sejam estes, a fiscalizar muitos dos cidadãos oportunistas que aliciam as populações colocando em risco muitas delas numa acção de que depois o Estado parece que está a lesar a vida dos cidadãos”.

O objectivo, avança a nota, é organizar o território do município, e “acabar com as más práticas no que a ocupação e invasão de terrenos diz respeito”, diz o comunicado.