Connect with us

Sociedade

Viana: projecto habitacional em construção no Zango prevê criar mais de mil postos de trabalho

Published

on

Mais de mil postos de emprego estarão criados nos sectores da saúde e ensino, bem como na área comercial, nos próximos dias, com a inauguração de um projecto habitacional, que acopla instituições de ensino nos três subsistemas, bem como de uma unidade sanitária para atender pacientes do condomínio e dos arredores. Cada médico terá o seu próprio consultório.

Trata-se do condomínio Aida Cristina, que está a ser erguido em uma área de onze hectares, com moradias de várias tipologias, para qual dois mil trabalhadores, dos quais cerca de 80 são expatriados, dão força para a sua finalização nos próximos meses.

A directora geral da Afritraque, empresa detentora do projecto, Sabena Wold Yohannes, revelou que o condomínio Aida Cristina vai oferecer diversos serviços aos futuros moradores, com destaque para instituições de ensino, serviços de saúde e de lazer, bem como lojas comerciais que os mesmos poderão tomar de arrendamento e criar empregos para outros cidadãos. Acrescentou ainda que o grande diferencial do seu projecto é o facto de cada candidato poder escolher já a residência depois de erguida e acompanhar o acabamento, e orientar à sua preferência da montagem do apetrechamento, pintura e modelo de varanda, em comparação ao modelo americano.

No capítulo do ensino, Sabena Wold Yohannes adiantou que as instituições serão de todos os subsistemas e cursos nas áreas técnicas, com a oferta da língua inglesa a partir da iniciação “porque o inglês é uma língua muito importante no mundo”. Para o efeito, estarão disponíveis 60 salas distribuídas para os diversos níveis de ensino, para permitir que filhos dos moradores estudem sem que os pais e encarregados se preocupem com o transporte e segurança dos educandos nos trajectos de ida e vinda da escola.

Em termos de condições de ensino, Sabena Wold referiu que, em breve, iniciam a montagem dos laboratórios e biblioteca com mais de 300 lugares.

No ensino superior a intenção é ministrar cursos técnicos para reduzir o número de técnicos expatriados que todos os anos o país contrata, nos vários sectores. Para o efeito, poderão contar com uma parceria com três universidades americanas, nomeadamente Kenyatta University, Howard University, Brown University, para os cursos de pós-graduação ainda não ministrados em Angola.

Na saúde, a directora e mentora do referido condomínio, avançou que a infra-estrutura em fase de acabamento é um edifício de quatro andares, com serviços de medicina, enfermagem, pediatria, entre outras especialidades médicas. O hospital terá vários consultórios, 50 camas em cinco salas de internamento, três salas de sorologia, quatro secções de medicina intensiva, bem como a telemedicina, e um centro de controlo do cancro da mama, com vista a ultrapassar as dificuldades que as pessoas que padecem desta enfermidade enfrentam e fazer com que possam beneficiar de uma assistência médica diferenciada, em função de diversos protocolos que Sabena Wold disse estar a firmar com diversos “hospitais ao redor do mundo”.

Condições do condomínio

Localizado no Zango 3, o condomínio foi erguido numa área de onze hectares, possui cerca de 310 residências, entre vivendas e edifícios dos tipos A (T3/Térrea), B (T3/Duplex), (T4/Duplex) e tipo D (T4/ Duplex + 1).

As residências têm os custos a variar entre os USD 200 mil e 400 mil, podendo cada cliente ter a capacidade de pagar apenas 20% do valor global do imóvel escolhido pelo candidato, e os restantes 80% a cargo do Banco BIC, que o financia, através de um acordo de parceria que detêm com a Afritraque, no âmbito deste projecto, uma garantia confirmada pelo Jorge Viegas, em representação daquela instituição bancária.

A área comercial possui um cinema com seis salas de mais de 45 lugares cada e uma praça de alimentação com 15 lojas e restaurantes.