Sociedade
Viana: fiscais agredidos por causa de demolições
Um grupo de invasores, que se dedica a ocupação ilegal e venda de terrenos, no distrito Urbano da Vila Flor, no município de Viana, em Luanda, insurgiu-se ontem, pelas 9 horas, contra sete agentes de fiscalização, com objectos contundentes, entre catanas, enxadas, barrotes e pedras.
A responsável do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Administração Municipal de Viana (GCII), Elisabeth Smith, disse ao Jornal de Angola que se trata de um acto bárbaro e que da agressão resultou no ferimento grave de seis fiscais e um presumível invasor de terreno.
Elisabeth Smith esclareceu que dado a gravidade das lesões, as vítimas foram encaminhados para o Hospital Provincial de Luanda, onde quatro dos seis fiscais receberam alta e os dois outros continuam internados com ferimentos graves.
Dada a gravidade da situação, a responsável GCII condena tal acção e considera ser um acto de desacato à autoridade, punível por lei. Lembrou que os agentes da fiscalização foram surpreendidos por um grupo de invasores quando efectuavam trabalho de contenção as transgressões administrativas.
Os agressores, segundo a porta-voz do GCII, já se encontram a conta com à Polícia Nacional, para posteriormente serem responsabilizado criminalmente.
No distrito urbano da Vila Flor, frisou, existe muitos terrenos, boa parte são reservas fundiárias do Estado e outros de particulares, mas os invasores insistem em talhar os terrenos para depois os comercializarem.