Politica
Viagem de Lula a África tem na agenda cimeira da União Africana
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, viajou esta segunda-feira, 12, para visitas ao Egipto e Etiópia, sede da cimeira da União Africana, a decorrer no próximo dia 15 de Fevereiro de 2024, em Adis Abeba.
Esta é a segunda visita oficial de Lula ao continente africano, desde que reassumiu a presidência em 2023. A primeira viagem ocorreu em Agosto do ano passado quando visitou Angola, Moçambique e África do Sul.
Na sua agenda de hoje, estão previstos encontros com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e outras autoridades do país. Participará, igualmente, de um fórum empresarial com o objectivo de fortalecer as relações comerciais entre o Brasil e o Egipto.
De seguida, segundo o Palácio do Planalto, Lula viajará para a Etiópia, onde participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que vai reunir líderes dos 55 países africanos para discutir temas como desenvolvimento económico, segurança e integração regional.
Até o momento, a Presidência angolana ainda não confirmou a participação de João Lourenço na cimeira da União Africana. O Correio da Kianda está a envidar esforços para obter esta informação.
De recordar, que a União Africana tornou-se membro oficial do G20 – fórum intergovernamental composto pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia e agora também a UA – este ano.