Connect with us

Politica

Viagem de Lula a África tem na agenda cimeira da União Africana

Published

on

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, viajou esta segunda-feira, 12, para visitas ao Egipto e Etiópia, sede da cimeira da União Africana, a decorrer no próximo dia 15 de Fevereiro de 2024, em Adis Abeba.

Esta é a segunda visita oficial de Lula ao continente africano, desde que reassumiu a presidência em 2023. A primeira viagem ocorreu em Agosto do ano passado quando visitou Angola, Moçambique e África do Sul.

Na sua agenda de hoje, estão previstos encontros com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e outras autoridades do país. Participará, igualmente, de um fórum empresarial com o objectivo de fortalecer as relações comerciais entre o Brasil e o Egipto.

De seguida, segundo o Palácio do Planalto, Lula viajará para a Etiópia, onde participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que vai reunir líderes dos 55 países africanos para discutir temas como desenvolvimento económico, segurança e integração regional.

Até o momento, a Presidência angolana ainda não confirmou a participação de João Lourenço na cimeira da União Africana. O Correio da Kianda está a envidar esforços para obter esta informação.

De recordar, que a União Africana tornou-se membro oficial do G20 – fórum intergovernamental composto pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia e agora também a UA – este ano.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.