Connect with us

Mundo

Viagem de Blinken ao Médio Oriente prossegue em Doha

Published

on

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, chegou hoje a Doha para pressionar no sentido de uma trégua entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, após mais de dez meses de guerra na Faixa de Gaza.

O chefe da diplomacia norte-americana deverá reunir-se com o emir do Qatar, xeque Tamim bin Hamad al-Thani, no âmbito de uma viagem que o levou a Israel e ao Egito.

Os Estados Unidos são, em conjunto com o Qatar e o Egipto, mediadores nas negociações de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, quando as duas partes sinalizaram que os desafios para um acordo permanecem.

O Hamas classificou a última proposta que lhe foi apresentada como uma reversão daquilo com que tinha aceitado e acusou os Estados Unidos de concordarem com “novas condições” de Israel. Não houve resposta imediata por parte dos Estados Unidos.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reuniu-se entretanto com grupos de famílias de soldados mortos e de reféns na posse do Hamas na Faixa de Gaza.

Estes grupos, que se opõem a um acordo de cessar-fogo, disseram que Netanyahu lhes disse que Israel não abandonará dois corredores estratégicos no enclave, cujo controlo por parte das forças de Telavive tem sido um obstáculo nas negociações.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *