Mundo
Viagem de Blinken ao Médio Oriente prossegue em Doha
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, chegou hoje a Doha para pressionar no sentido de uma trégua entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, após mais de dez meses de guerra na Faixa de Gaza.
O chefe da diplomacia norte-americana deverá reunir-se com o emir do Qatar, xeque Tamim bin Hamad al-Thani, no âmbito de uma viagem que o levou a Israel e ao Egito.
Os Estados Unidos são, em conjunto com o Qatar e o Egipto, mediadores nas negociações de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, quando as duas partes sinalizaram que os desafios para um acordo permanecem.
O Hamas classificou a última proposta que lhe foi apresentada como uma reversão daquilo com que tinha aceitado e acusou os Estados Unidos de concordarem com “novas condições” de Israel. Não houve resposta imediata por parte dos Estados Unidos.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reuniu-se entretanto com grupos de famílias de soldados mortos e de reféns na posse do Hamas na Faixa de Gaza.
Estes grupos, que se opõem a um acordo de cessar-fogo, disseram que Netanyahu lhes disse que Israel não abandonará dois corredores estratégicos no enclave, cujo controlo por parte das forças de Telavive tem sido um obstáculo nas negociações.