Mundo
Bolsonaro recebe credenciais de embaixadora nomeada por Guaidó
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recebeu hoje as credenciais de Maria Teresa Belandria, embaixadora nomeada por Juan Guaidó, reconhecido pelo Governo brasileiro como Presidente interino da Venezuela desde janeiro passado.
A embaixadora nomeada por Guaidó chegou ao Brasil em fevereiro, pouco depois dele se autodeclarar Presidente interino da Venezuela e contestar o mandato do Presidente Nicolás Maduro.
Maria Teresa Belandria apresentou as suas credenciais ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo numa cerimónia realizada na segunda-feira, que serviu para confirmar o seu estatuto como embaixadora.
Hoje entregou as credenciais ao Presidente brasileiro e, após uma breve cerimónia, deixou o Palácio do Planalto por uma rampa que leva do primeiro andar diretamente para a rua com uma bandeira de seu país exaltando a frase “Venezuela livre”.
Embora Maria Teresa Belandria tenha recebido apoio do Governo Bolsonaro, os representantes diplomáticos designados pelo Presidente Nicolás Maduro permanecem no Brasil ocupando a sede da embaixada venezuelana em Brasília.
Bolsonaro assumiu a Presidência do Brasil em 01 de janeiro e manteve uma linha de críticas ao Governo Maduro, que ele chama de “ditadura”.
Desde que chegou a Brasília, Belandria dividiu a sua atividade entre fazer denúncias contra o “regime de Maduro” e dar atenção aos cidadãos de seus país que chegaram ao Brasil fugindo da crise económica, social e política da Venezuela.
De acordo com estimativas oficiais, nos últimos dois anos mais de 70 mil venezuelanos instalaram-se no Brasil, um país que, junto com organizações humanitárias e agências da Organização das Nações Unidas (ONU), montou uma operação de ajuda humanitária na fronteira.