Ligar-se a nós

Economia

Venda de participação em blocos petrolíferos rende USD mil milhões à Sonangol

Publicado

em

Mais de mil milhões de dólares americanos é o montante a ser arrecadado pela Sonangol com a venda das suas participações em seis blocos petrolíferos.

Com o montante a ser arrecadado, a empresa petrolífera pretende consolidar a sua posição no mercado nacional e internacional. Tratam-se dos blocos 3/05, 15/6, 18, 23, 27 e 31 de que a Sonangol decidiu, com base na nova estratégia, largar as suas participações.

Segundo o administrador executivo da Sonangol, Joaquim Fernandes, neste momento estão a decorrer as negociações de compra e venda das acções dos seis blocos petrolíferos com as empresas interessadas na compra das acções.

Com a venda das acções, de acordo com o responsável, a Sonangol vai embolsar 860 milhões de Dólares.

Joaquim Fernandes explicou que no bloco 3/05A, a Fentra detém 24%, no bloco 15/06 os 10% de participação da Sonangol é detido, actualmente, por um consórcio, no bloco 18 está também detido um consórcio com 8,28%, o mesmo consórcio que também os 40% das acções da Sonangol no bloco 23 e a Fentra com 40%.

Já no bloco 27, o Administrador Executivo da Sonangol disse que as empresas Somoil e Sirius com 25% e no bloco 31 a Somoil é a Sirius com 10%.

Na segunda fase, depois da consolidação de outros elementos no negócio, Joaquim Fernandes disse que a previsão é de se arrecadar um mil milhões de dólares americanos.

Neste momento, com base nas regras, que obriga o pagamento do valor que garante o compromisso de execução dos concursos, 23 milhões de dólares é o valor já arrecadado.

“Os remanescentes serão concluídos tão logo seja concluídos os aspectos precedentes” como os contratos de compra e venda e a emissão dos decretos executivo que vão garantir a entrada destas entidades nos vários blocos em alienação por parte da Sonangol.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD