África
Venâncio Mondlane reúne com Daniel Chapo em Moçambique
O ex-candidado à Presidência de Moçambique, Venâncio Mondlane, reuniu este domingo, 23, com o actual presidente Daniel Chapo.
A informação foi confirmada por Mondlane, nas suas redes sociais, que, entretanto, disse que dará maiores esclarecimentos sobre o encontro posteriormente.
“Em busca de uma solução nacional para o grito de socorro da população em relação a situação de insegurança extrema em que o país se encontrava, mantivemos um encontro com o Chefe do Governo, Daniel Francisco Chapo, ontem, domingo, numa das salas do Centro de Conferências Joaquim Chissano, para iniciar um processo mútuo para responder aos apelos e anseios do Povo Moçambicano”, escreveu.
Há dois meses, o Correio da Kianda publicou que, em uma entrevista concedida ao jornal norte-americano New York Times, o candidato do Podemos, que assume-se como vencedor das eleições de Outubro de 2024, anunciou estar a manter contacto com o Presidente de Moçambique, que tomou posse esta quarta-feira, 15, em Maputo.
Venâncio Mondlane admitiu estar a se comunicar com o Presidente Daniel Chapo “por meio de um amigo em comum”.
Segundo escreveu o Times, sobre a mesa, estariam negociações para acabar com a crise política que se instalou no país após as eleições, a partir da aceitação de um conjunto de reformas apresentadas pelo candidato do Podemos.
A informação contudo, à época, foi desmentida por Daniel Chapo.
Mondlane admite ao New York Times estar em conversações com Daniel Chapo