Luto
Velório de Bento XVI acontece na Basílica de São Pedro do Vaticano
A Santa Sé anunciou este sábado, 31 de Dezembro, que o velório do Papa Emérito Bento XVI, que faleceu na manhã deste sábado, acontece a partir de segunda-feira, 02 de Janeiro, na Basílica de São Pedro do Vaticano.
A informação foi tornada pública poucas horas depois de ter sido declarado o óbito de Bento XVI, que morreu de doença, agravada pelo avançado da sua idade.
Papa Emérito Bento XVI visitou Angola em Setembro de 2009. A segunda visita de um Papa ao país, teve como roteiro, a cidadela desportiva, uma missa no largo da LAC, junto da Anunciatura Apostólica, bem como na Paróquia Santo António da Cuca, no Município do Cazenga, em Luanda. O primeiro Pápa a visitar Angola foi João Paulo II, seu antecessor, em 1992.
Bento XVI morreu hoje de manhã às 9h34 horas locais (8h34 GMT), aos 95 anos, no mosteiro Mater Ecclesiae do Vaticano, onde residia desde a sua demissão em 2013.
Joseph Ratzinger nasceu em 1927 e foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma.
Nascido na região da Bavaria, na Alemanha, em 1927, o bispo emérito de Roma, encontrava-se doente e debilitado há vários anos, vivendo no mosteiro Mater Ecclesiae, na Cidade do Vaticano.
Desde 2020 que biógrafos e membros do clero descrevem o antigo Sumo Pontífice como racional, mas de discurso praticamente incoerente. O Papa Francisco revelou, no início de dezembro, que visitava regularmente o seu antecessor, garantindo que se mantinha consciente e com sentido de humor, mas admitindo que estava quase sempre em silêncio. Em agosto de 2022, numa das suas últimas aparições em público, Ratzinger foi visitado pelo Papa Francisco e por cardeais recentemente criados.
O testamento de Bento XVI já se encontra preparado há algum tempo e deve ser tornado público nos próximos dias. O Papa emérito revelou ao Vaticano que prefere ser sepultado no antigo túmulo do seu próprio antecessor, o Papa João Paulo II, cujos restos mortais estão numa capela no Vaticano, ao lado da escultura ‘Pietá’, de Miguel Ângelo.