Connect with us

Lifestyle

Veja os erros que comete quando toma banho

Published

on

É uma actividade tão enraizada no nosso dia a dia, que por vezes já é quase automática. Mas há alguns cuidados que deve ter para desfrutar ao máximo o seu duche.

De acordo com a publicação Good Housekeeping, das principais coisas a ter em conta é a substituição da sua toalha após quatro utilizações. Para as deixar bem lavadas utilize água quente, que irá eliminar quaisquer resíduos.

Mas não é tudo, saiba quais são os erros que poderá estar a cometer quando toma banho e alternativamente o que deve fazer.

Faz exfoliação diariamente

Exfoliar a pele em excesso elimina os importantes óleos da pele, por isso não abuse. Exfolie o corpo apenas uma vez por semana

Lava o cabelo e não o penteia primeiro

Escove o cabelo antes do duche para não ficar com nós e com ele embaraçado. Se tiver o cabelo encaracolado opte por utilizar um pente com dentes largos depois de aplicar o amaciador no cabelo.

Lava-o em demasia

Quanto mais lavar o cabelo, mais oleoso fica. Com lavagens em excesso o escalpe começa a produzir mais óleo para compensar. Alternativamente, lave o cabelo dia sim dia não, assim os óleos naturais penetrarão melhor na cabeleira e os fios ficarão mais brilhantes e saudáveis.

Usa água muito quente

Não abuse! A água a temperaturas muito altas pode provocar eczemas na pele, fazendo com que fique seca e sinta comichão.

Usa demasiado champô

O ideal é utilizar pouco. Como referência, pense numa moeda ou numa noz. É o suficiente.

Utilizar sempre o mesmo champô

O cabelo muda com o passar dos anos. Quando se vai envelhecendo, o cabelo perde proteínas, elasticidade e densidade. Proteja-o e lave-o com champôs que se adequem ao cabelo, de preferência livres de sulfatos.

Secar a cabeça com muita força

Os folículos capilares podem ficar danificados, o que poderá levar à queda de cabelo. Evite também enrolar o cabelo na toalha para não o partir. 

Não pôr creme após o banho

Tem três minutos –  após este período de tempo os óleos naturais da pele começam a desaparecer com a evaporação da água. Seque ligeiramente a pele, e espalhe o creme hidratante ou óleo.

Tomar banhos prolongados

Para descomprimir há quem fique na banheira durante 15 a 30 minutos. Porém, para além do desperdício de água que isso implica, o contacto da água na pele durante tanto tempo contribui para retirar-lhe os óleos naturais. Dez minutos é o tempo recomendado.

Usar sabão no corpo todo

A pele nas pernas e nos braços não acumula muitos resíduos, por isso não insista com o sabão ou o gel de duche nessas zonas. Limpe sim melhor a cara, as virilhas, axilas, pés e nádegas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *