Connect with us

Sociedade

Veículos com documentos vencidos proibidos de serem multados

Published

on

Há dois meses, Angola começou a emitir os primeiros Títulos Único do Veículo Automóvel – documento que unifica o Livrete e o Título de Propriedade Automóvel, assim sendo, estando em curso a implementação do Título de Identificação do Veículo (TIV) em todo o território nacional, a Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, proibiu a aplicação de multa a veículos com documentos vencidos.

A lista, que inclui Verbetes Provisórios, Registo Inicial e Guia do Livrete, orienta que “todos estes documentos estão extraordinariamente válidos até data a anunciar”.

O Título do Veículo é a unificação do Livrete e do Título de Propriedade Automóvel, e decorre da necessidade de se agilizar a identificação de veículos automóveis em todo o país, conferindo maior qualidade ao processo de Registo de Propriedade.

A iniciativa do Executivo resulta da implementação do Projecto Simplifica 1.0, programa concebido no quadro da Reforma do Estado, que visa, essencialmente, diminuir as dificuldades e os excessos burocráticos que o cidadão enfrenta na aquisição do Livrete e do Registo de Propriedade.

O novo documento constitui um certificado único de identificação do veículo que permite ao utente manusear dois documentos num só, já que o mesmo resultou da unificação do Livrete, que reunia as características físicas do veículo, do Título de Propriedade, com a identificação do proprietário.

Continue Reading
16 Comments

16 Comments

  1. marisa primeiro

    23/11/2023 at 10:33 am

    Obrigado pela informação ,boa iniciativa do governo…

  2. Mateus

    23/11/2023 at 12:32 pm

    Gostei

  3. CARLOS DIAS

    23/11/2023 at 12:38 pm

    Está a melhorar….a atenção é indispensável, parabéns.

  4. ALACCES

    23/11/2023 at 1:31 pm

    Muito bem. Contudo gostariamos se saber o caso daquelas viaturas doadas há mais de 12 anos pelo Ministério dos transportes e q até agora o Ministério não passa doc de compra e venda? Agradecemos o devido esclarecimento. Obg.

  5. Cruz

    23/11/2023 at 3:29 pm

    E eu que estou a espera do meu registo de propriedade faz quase 6 anos porque acho e ser o mais certo terem extraviado os originais que dei entrada fico como?E com mais uma agravante entrei no portal para pagamento da taxa de circulaçao nao consegui porque agora ha outro carro com a mesma matricula .Nem digo nada apenas abano a cabeça.

  6. Costa Vieira

    23/11/2023 at 5:10 pm

    Boa iniciativa,eu tenho meu carro só com registo inicial,quando vou para viação e trânsito nunca tenho resposta adequada,agora posso circular, os tios saldo e gasosas deveriam ler essas informações.

    Polícias da ordem pública estão também no direito de passar informações deste gênero a cada cidadão, porque existe pessoas que só anda não entendem quase nada na vida.

    Penso que já não vão prender por prender visto que informação foi passada para todas as unidades.

  7. Moises

    23/11/2023 at 7:59 pm

    Aguardamos que melhora e os documento seja entregas em breve duracaes ,e nao aver extraviou neste contexto

  8. MSaraiva

    23/11/2023 at 8:07 pm

    Paguei na conservatória cerca de 12 viaturas de empresa valores entre (30/48.000.00kz) vai para 4 anos, nem um registo saiu, agora vai dar o título único, que bom, espero para ver…

  9. Almeida Vitas

    23/11/2023 at 9:17 pm

    Boa noite, eu estou a espera do meu livrete solicitado a 2 via a mais de 7 e sem respostas certa até a presente data, pelo que acho terem extraviado os originais não sei na verdade como fica o meu caso.

  10. Ndualu Ntumami

    24/11/2023 at 5:55 am

    Desde 11 Nov de 1975. Esta parece a medida mais humana saida de uma instituição dos donos de tudo. Deus seja louvado.

  11. Loyen Bondolo

    24/11/2023 at 6:33 am

    Até agora após 47 anos de independência ainda não acertamos neste aspecto, espero que desta vez o partido no poder, mostre capacidade de resolver este assunto de uma vez por todas. Viva Angola

  12. João Mabiongo