País
Vazamento de gás provável causa de incêndio no Soyo
Um vazamento de gás terá estado na base de um incêndio que, na quinta-feira, deflagrou no Bloco 2 da plataforma de petróleo da Sociedade Petrolífera Angolana (Somoil), no município do Soyo, província do Zaire.
A hipótese do vazamento de gás é avançada esta sexta-feira pelo Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, em nota enviada à Angop, em Mbanza Kongo, sem precisar se o fogo já foi completamente extinto.
Do incidente resultou o ferimento de duas pessoas, que receberam assistência médica e medicamentosa na Clínica Sagrada Esperança, na cidade do Soyo.
A Administração Marítima de Angola, refere ainda a nota, continua a acompanhar a situação com a disponibilização de rebocadores para a extinção deste incêndio, que, numa primeira avaliação, não deixou reporte de poluição.
A Somoil é uma empresa angolana que actua no segmento de pesquisa, produção e comercialização de petróleo estabelecida no mercado angolano em 2003 e com início de operação há 10 anos, mais precisamente em 2009. Opera em offshore (mar) e onshore (terra).
O município do Soyo dista 475 quilómetros de Luanda e 310 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.